SAGRADAS ESCRITURAS – Capítulo #02 DE 10

SÉRIE🎬 Mensagem de DHÂRANÂ ao povo brasileiro. 🔎 Série de 10 capítulos pertencentes ao artigo “Mensagem de Dhâranâ ao povo brasileiro”, escrito pelo Professor Henrique José de Souza, em 1925.

SAGRADAS ESCRITURAS – Capítulo #02 DE 10

Segundo a letra das Sagradas Escrituras, a Terra é visitada periodicamente pelos Missionários da Paz e da Concórdia, e a sua vinda é assinalada pelo aparecimento simultâneo de grandes cataclismos, guerras, miséria, epidemias, perturbações políticas, sociais e religiosas, tudo isso seguido do torpor natural em que fica o espírito humano, atordoado pelos flagelos que o acendiam e impotentes para debelá-los. Os derivativos buscados na exacerbação de todos os gozos sensuais, só conseguem reafirmar mais a mesquinhez e a fragilidade dos míseros flagelados. E é justamente, no pandemônio da orgia dos sentidos que se esboça, nitidamente, o horrível contraste da Dor e da Miséria, dos que não podem tomar parte nas bacanais, levadas a efeito para disfarçar a degradação do gênero humano. E dessa forma, a majestade suprema do Rei da Criação, apeia-se desfigurada do seu trono de poder e de domínio e vem refocilar-se no tremedal dos crimes e dos vícios, imbecilizada totalmente pela embriaguez de tanto despautério!…
A Pátria fica sendo mito e a sociedade um prostíbulo onde se ajusta num comércio ignóbil, o preço de todas as cousas!… Aqueles que conseguiram escapar incólumes, dessa tremenda rajada de loucura, vão legislar grandes remédios para os grandes males, e assim vemos a Lei inexorável e forte: decretar a pena de morte, regularizar a prostituição, estabelecer penalidades para os que roubam, matam e se abastardam com o uso e abuso de tóxicos, criando hospitais, espalhando casas de detenção, difundindo hospitais, asilos, etc., etc., etc., tudo guardado pela força repressora, dum considerável exército policial, civil e militar.
Levantai o olhar destas linhas apavorantes de horrorosa descrição e passai em revista os acontecimentos mundiais… Lede os lacônicos telegramas do estrangeiro e os chistosos noticiários das desgraças humanas (a fonte que melhor abastece as colunas dos nossos jornais), para dizerdes em seguida à vossa própria consciência, a espécie de futuro que espera esta geração!
Durante quatro longos anos, o velho continente empesteou a atmosfera deste planeta, de cólera e de sangue, e emprega quase o dobro desse tempo, preparando o adubo onde estão sendo lançados os germens de novas guerras… A Rússia, a Alemanha, o Japão, a África e as Índias, como mais ninguém, as torturas de violentas comoções intestinas sacodem o jugo opressor das velhas formas de governo, impondo pela razão e mesmo pela força, a sua independência político, social e econômica, ou então, contemplam horrorizados o desaparecimento sob as águas ou sob as cinzas, de grandes extensões dos seus territórios e de milhares dos seus habitantes.

🔎 Série de 10 capítulos pertencentes ao artigo “Mensagem de Dhâranâ ao povo brasileiro”, escrito pelo Professor Henrique José de Souza, em 1925, na revista Dhâranâ n° 0.

⚜ São palavras de uma riqueza imensurável, trazendo luz e esperança para os dias de hoje.


Veja a serie completa clicando aqui

Ou baixe a revista clicando aqui

Compartilhe este post

Deixe um comentário

Se você não é membro e quer conhecer nosso curso introdutório de Iniciação Peregrino clique no botão abaixo.