FILMES
LISTA COMPLETA DOS INDICADOS AO OSCAR 2024
Por Mauro Leslie
Rufem os tambores. A cerimônia do Oscar será dia 10 de março, às 20h, no Teatro Dolby, Los Angeles, Estados Unidos. Realizada pela primeira vez em 1929 pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, este ano a cerimônia do Oscar completa a sua 96ª edição.
O troféu é o tributo máximo dado aos melhores do ano entre os fazedores de cinema. Antes de apresentarmos a lista completa dos indicados ao Oscar, divulgada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, nesta terça-feira (23), vamos dar uma passadela histórica desde os nascedouros das águas dessa arte — o cinema.
Ao final da matéria, veja, também, onde assistir os filmes indicados à estatueta do Oscar.
Buda das Artes
O cinema consegue juntar todas as artes numa só. Pintura, escultura, música, dança e arquitetura, até 1923 eram as seis artes clássicas. E eis que o “Manifesto das Sete Artes, de autoria do intelectual italiano, Ricciotto Canudo, escrito em 1911 mas publicado só em 1923, insere o cinema como Sétima Arte. Muito se discute sobre essa lista que, se bem considerarmos, pode ser de 7, 14, 21, 28 etc. tipos de artes. A Academia Brasileira de Artes, fundada em 12 de agosto de 1942, considera a seguinte árvore setenária das artes, Arquitetura, Escultura, Pintura. Música, Literatura, Dança e Cinema.
A primeira verdade é que há mais modalidades de artes entre o Céu e a Terra que a vã filosofia das academias e seus doutos integrantes possam imaginar.
A segunda verdade é que só a sétima arte é: musical, plástica, escultural, teatral, literata e cinematográfica; “tudo ao mesmo tempo agora”, pegando de empréstimo a frase dos Titãs. A sétima é uma espécie de síntese de todas as artes, nela é possível colocar em movimento todas as outras. Deus criou terra e céus, soprou: e criou o mundo real e o colocou em movimento. Por mimetismo, o ser humano inventou o cinema, soprou: criou e deu vida virtual as coisas reais e fictícias.
A Evolução Darwiniana
Da sombra projetada à pintura rupestre; da pintura à fotografia; da fotografia às projeções; das projeções ao cinema.
Passaram-se muitas pontes sobre essas águas até chegarmos a colocar o cinema no bolso e poder saca-lo em qualquer lugar e hora e poder escolher infinitas opções de filmes para assistir.
Primeiro — Leonardo Da Vinci lançou uma coisa chamada de “Câmara Escura”, projetava luzes num plano. Imagine uma caixa de sapatos com uma lente incrustada que projetava imagens invertidas na parede oposta, processo similar ao olho humano que também enxerga invertido, porém nosso cérebro trata de corrigir a posição das imagens.
No segundo ato da pré-história do cinema — surge a “Lanterna Mágica”. Por obra de mais um maluco beleza do século XVII, o Alemão Athanasius Kirchne, também usando uma caixa, e usando lentes, projetava figuras pintadas à mão em vidros. Pela primeira vez, simultânea às apresentações, um narrador contava a história que, por vezes, tinha trilha sonora. Os primeiros protótipos do que viria a ser o cinema de hoje, se tornava hibrido: imagem, narração e música. As feiras e academias eram efervescidas com a novidade.
Terceira página da história do cinema — Era no mundo o ano de 1887, Charles Émile (Sempre um Charles na história do cinema) criou um tal de “Praxinoscópio”. A invenção não voava, mas tinha forma de disco e era encimado por algo similar a um guarda-chuvas. Na parte circular, as imagens, girando, davam a impressão de movimento. Essa máquina futurista foi a precursora dos filmes atuais, permitindo o acesso para numerosos espectadores. Era o “teatro ótico”.
Quarta parta do que viria a ser o cinema como conhecemos hoje — Quem diria, Thomas Edison, para muitos, fez o primeiro filme da história do cinema. Em 1884, o gênio inventor (às vezes copiador), nos Estados Unidos da América do Norte, cria uma máquina de fazer filmes de curta duração. Era uma espécie de cabine individual, somente um telespectador por sessão. A moderna parafernália tinha uma película de celulose que armazenava as imagens. Thomas foi o autor de “Black Maria” (Maria, sempre as Marias), considerado o primeiro filme da humanidade. Ah!, o apetrecho (Relíquia), por ele desenvolvido, se chamava Cinetoscópio.
O primeiro Adão
Por fim, ou o início de tudo — Bebendo das invenções anteriores, cientes de que não precisavam inventar a roda, partindo da ideia do “Cinetoscópio” de Thomas Edison, os irmãos franceses Auguste Marie Louis Nicholas Lumière e Louis Jean Lumière), engendraram o “cinematógrafo”. Sim, a França inventou o cinema naquele ano de 1895. Esse objeto, até então não identificado, agora era identificado pelas mãos dos irmãos Luimères. Imbuído dos dons de gravar, copiar e projetar imagens, este é o primeiro aparelho, por excelência, a produzir filmes.
Com 45´ de duração, o curta-metragem intitulado “Empregados deixando a Fábrica Lumière”, é aceito como a obra inaugural, primeira, projetada em formato de cinema.
Tomas Edison (Era bem inquieto esse moço), pegando emprestado o brinquedo dos irmãos Lumière, o cinematógrafo, criou a obra-cinematográfica “Vistascope”.
O primeiro modelo de filme de ação produzido foi em 1903 (“O grande roubo do trem”), foi também o primeiro sucesso de bilheteria da história do cinema.
Dos Lumière até o Oscar de 2024 não se passou muito tempo. Da época para hoje, não deve ter ainda ninguém ainda vivo, é verdade, mas, se considerarmos o que avançamos nessa tecnologia e arte, de 1995 até hoje, 124 anos é pouco, considerando que a tecnologia, em tempos outros, arrastava milênio para sair de um patamar a outro.
Enfim, a lista:
- Melhor Filme
American Fiction
Anatomia de Uma Queda
Barbie
Oppenheimer
Vidas Passadas
Zona de Interesse
- Melhor Ator
Bradley Cooper, por “Maestro”
Colman Domingo, por “Rustin”
Paul Giamatti, por “Os Rejeitados”
Cillian Murphy, por “Oppenheimer”
Jeffrey Wright, por “American Fiction”
- Melhor Atriz
Annette Bening, por “NYAD”
Lily Gladstone, por “Assassinos da Lua das Flores”
Sandra Hüller, por “Anatomia de Uma Queda”
Carey Mulligan, por “Maestro”
Emma Stone, por “Pobres Criaturas”
- Melhor Ator Coadjuvante
Sterling K. Brown, por “American Fiction”
Robert De Niro, por “Assassinos da Lua das Flores”
Robert Downey Jr., por “Oppenheimer”
Ryan Gosling, por “Barbie”
Mark Ruffalo, por “Pobres Criaturas”
- Melhor Atriz Coadjuvante
Emily Blunt, por “Oppenheimer”
Danielle Brooks, por “A Cor Púrpura”
America Ferrera, por “Barbie”
Jodie Foster, por “NYAD”
Da’Vine Joy Randolph, por “Os Rejeitados”
- Melhor Direção
Justine Triet, por “Anatomia de uma Queda”
Martin Scorsese, por “Assassinos da Lua das Flores”
Christopher Nolan, por “Oppenheimer”
Yorgos Lanthimos, por “Pobres Criaturas”
Jonathan Glazer, por “Zona de Interesse”
- Melhor Filme Internacional
Io Capitano (Itália)
Perfect Days (Japão)
A Sociedade da Neve (Espanha)
The Teachers’ Lounge (Alemanha)
Zona de Interesse (Reino Unido)
- Melhor Roteiro Original
Anatomia de uma Queda
Os Rejeitados
Maestro
Segredos de um Escândalo
Vidas Passadas
- Melhor Roteiro Adaptado
American Fiction
Barbie
Oppenheimer
Pobres Criaturas
Zona de Interesse
- Melhor Fotografia
El Conde
Assassinos da Lua das Flores
Maestro
Oppenheimer
Pobres Criaturas
- Melhor Montagem
Anatomia de uma Queda
Os Rejeitados
Assassinos da Lua das Flores
Oppenheimer
Pobres Criaturas
- Melhor Som
Resistência
Maestro
Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte 1
Oppenheimer
Zona de Interesse
- Melhores Efeitos Visuais
Resistência
Godzilla Minus One
Guardiões de Galáxia Vol. 3
Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte 1
Napoleão
- Melhor Design de Produção
Barbie
Assassinos da Lua das Flores
Napoleão
Oppenheimer
Pobres Criaturas
- Melhor Cabelo e Maquiagem
Golda
Maestro
Oppenheimer
Pobres Criaturas
A Sociedade da Neve
- Melhor Figurino
Barbie
Assassinos da Lua das Flores
Napoleão
Oppenheimer
Pobres Criaturas
- Melhor Trilha Sonora Original
American Fiction
Indiana Jones e a Relíquia do Destino
Assassinos da Lua das Flores
Oppenheimer
Pobres Criaturas
- Melhor Canção Original
“The Fire Inside”, de “Flamin’ Hot: O Sabor que Mudou a História”
“I’m Just Ken”, de “Barbie”
“It Never Went Away”, de “American Symphony”
“Wahzhazhe (A Song For My People)”, de “Assassinos da Lua das Flores”
“What Was I Made For”, de “Barbie”
Melhor Animação em Longa-Metragem
Elementos
Nimona
Meu Amigo Robô
Homem-Aranha: Além do Aranhaverso
- Melhor Animação em Curta-Metragem
Letter to a Pig
Ninety-Five Senses
Our Uniform
Pachyderme
War Is Over! Inspired by the Music of John & Yoko
- Melhor Documentário de Longa-Metragem
Bobi Wine: The People’s President
The Eternal Memory
Four Daughters
To Kill a Tiger
20 Dias em Mariupol
- Melhor Documentário de Curta-Metragem
The ABC’s of Book Banning
The Barber of Little Rock
Island in Between
The Last Repair Shop
Nǎi Nai & Wài Pó
- Melhor Curta-Metragem em Live-Action
The After
Invincible
Knight of Fortune
Red, White and Blue
A Incrível História de Henry Sugar
Onde assistir aos filmes indicados ao Oscar 2024
- Streaming
Rustin – Netflix
Nyad – Netflix
Maestro – Netflix
A Sociedade da Neve – Netflix
Nimona – Netflix
American Symphony – Netflix
The After – Netflix
A Incrível História de Henry Sugar – Netflix
Ficção Americana – Prime Video
Golda: A Mulher de Uma Nação – Prime Video
Homem-Aranha: Através do Aranhaverso – HBO Max
Barbie – HBO Max
Resistência – Star+
“Flamin’ Hot: O Sabor que Mudou a História” – Star+
Elementos – Disney+
Guardiões da Galáxia Vol. 3 – Disney+
Indiana Jones e a Relíquia do Destino – Disney+
A Última Loja de Consertos – Disney+
Assassinos da Lua das Flores – AppleTV+
The Eternal Memory – Paramount+
The ABC’s of Book Banning – Paramount+
Oppenheimer – plataformas de aluguel
Super Mario Bros: O Filme – plataformas de aluguel
Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte 1 – plataformas de aluguel
Napoleão – plataformas de aluguel
Meu Amigo Robô – plataformas de aluguel
- Cinema
Godzilla Minus One – em cartaz desde 14 de dezembro
Os Rejeitados – em cartaz desde 11 de janeiro
Segredos de um Escândalo – em cartaz desde 18 de janeiro
Vidas Passadas – chega aos cinemas brasileiros em 25 de janeiro
Anatomia de Uma Queda – chega aos cinemas brasileiros em 25 de janeiro
Pobres Criaturas – chega aos cinemas brasileiros em 1º de fevereiro
A Cor Púrpura – chega aos cinemas em 8 de fevereiro
Zona de Interesse – chega aos cinemas brasileiros em 15 de fevereiro
O Menino e a Garça – chega aos cinemas em 22 de fevereiro
Eu, Capitão – chega aos cinemas em 29 de fevereiro
Dias Perfeitos – chega aos cinemas em 29 de fevereiro
As 4 Filhas de Olfa – chega aos cinemas em 7 de março
20 Dias em Mariupol – chega aos cinemas em 7 de março
- Não disponível no Brasil
The Teachers’ Lounge
Bobi Wine: The People’s President
To Kill a Tiger
Letter to a Pig
Ninety-Five Senses
Our Uniform
Pachyderme
War Is Over! Inspired by the Music of John & Yoko
The Barber of Little Rock
Island in Between
Nǎi Nai & Wài Pó
Red, White and Blue
Knight of Fortune
Invincible
Lista de filmes por CNN Brasil: https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/saiba-onde-assistir-aos-filmes-indicados-ao-oscar-2024/
Link do flme “O grande roubo do trem”, de 1903: https://youtu.be/Hya7d3f7cuE?si=7AjbCpc20IsQvIav – duração 10’33”.