JORGE ORO RECEBE O TROFÉU EUBIOSE

TROFÉU EUBIOSE

Jorge Oro Recebe o Troféu Eubiose

Por Mauro Leslie

Jorge Antonio Oro recebendo o Troféu Eubiose das mãos de Maria Augusta, administradora do Departamento da SBE em Nova Xavantina (MT), na IV Edição do Prêmio Henrique José de Souza de Literatura.

Na sequência de apresentações dos homenageados com o Troféu Eubiose da IV Edição do Prêmio Henrique José de Souza de Literatura (2022), hoje é a vez dele, Jorge Antonio Oro.

Cientista da Computação, graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1981, é especialista em Segurança de Dados, sistemas online e EAD, com quase uma centena de cursos oficiais de especialização, e pós-graduação em Inovação de Projetos de EAD, pela USP. Profissional Analista de Sistemas, ex-funcionário concursado da Universidade Federal de Santa Catarina e Eletrobrás, e Consultor na área de telecomunicação.

Nas suas especialidades realizou, como pioneiro na área, por volta de 250 conferências corporativas sobre “Integração entre Computador e Centrais de comutação”, em empresas de telecomunicação no Brasil e no exterior.

Jorge Antonio Oro, presidente do Tourfilm Brazil.

Como presidente do Tourfilm Brazil, vencedor de dois prêmios top de turismo da ADVB, foi membro do CIFFT (Comité International des Festivals du Film Touristique, com sede em Viena, Áustria), Comitê Internacional de Festivais de filmes, reunindo os melhores festivais de cinema de turismo do mundo, na mais prestigiada entrega de prêmios, equivalente ao “Oscar” do setor. A idéia deste festival (o Tour FIlm Brazil, que em sua última Edição reunião mais de 50 países), era propagar o nome da Eubiose e do Professor: os prêmios regulares eram Arara de Ouro, prata e bronze, e o prêmio especial, dado a um único país cada ano, chamava-se ”Professor Henrique José de Souza – Raça Atabimânica”.

Prêmio Professor Henrique José de Souza – Raça Atabimânica.
Sr. Hélio Jefferson de Souza na entrega do Prêmio Arara de Ouro durante o Festival Tour FIlm Brazil, promovido por Jorge Antonio Oro.
Embaixador Mexicano, Fernando Coimbra, um dos representantes dentre os 54 países presentes no festival, recebendo o Troféu Arara de Ouro.

O multifacetado Jorge Oro ainda foi Consultor Internacional em empresas de tecnologia e telecomunicações. Nas atividades empresariais ele criou os sistemas de Telecom em uso no Brasil desde 1992 (serviços 102, 101, etc.). É patrono do primeiro sistema nacional de educação corporativa online (EAD), em 1995, e produziu softwares inéditos para mídia indoor, bolsa de resíduos industriais das federações das indústrias, sistemas automáticos de clipagem.

Antes que nos falte o fôlego, ele também foi pioneiro no desenvolvimento e utilização de 3D na educação técnica, desde 1995, e na produção de sistemas corporativos para a internet, desde 1998.

Membro da Sociedade Brasileira de Eubiose desde 1985, foi Diretor de Arquivo (desde 2007), quando iniciou o processo de restauração das CRs para o formato A3. Desenvolveu o sistema de educação a distância da SBE (hoje, Depto Online) e atualmente é Diretor de Ensino, estando em implementação o plano de uniformização, expansão e consolidação, e em início o projeto dos Núcleos de Estudos Colaborativos, que integrará toda a Instituição. No programa Vida Inteligente, participou por 17 anos, de 2005 a 2011 ao vivo em TV aberta, e depois via canal Youtube, gravou, mais de 400 programas regulares e mais 100 ao vivo, online, com dezenas de milhões de visualizações ao longo deste período. Nas últimas décadas atuou como palestrante em feiras, congressos e programas de TV, abordando a Eubiose.

Escreveu e publicou, em 2023, o livro “Rios da Vida – Um caminho de palavras mágicas para os desafios de cada dia”, e neste ano de 2024 lançou a tradução, revista e ampliada, da obra “As Forças Sutis da Natureza”, de Rama Prasad.

Livro de Jorge Antonio Oro.

Estão em andamento, para lançamento no primeiro semestre deste ano dois novos livros “Desvelando Paracelso – O Libro das Ninfas”, a partir do original em alemão, de 1540, e também “O Sétimo Tratado Elemental”. Para o terceiro trimestre, a previsão de lançamento de uma versão estendida (com dois capítulos adicionais que o Professor disse que deveriam ser desenvolvidos) de “O Tibet e a Teosofia” de Henrique José de Souza e Mário Roso de Luna, e no quarto trimestre “A Gênese da Eubiose”.

Se considerarmos que suas atividades e feitos supracitados são apenas uma parte do que ele realizou e realiza, fica-nos a incógnita: como uma única pessoa consegue realizar tanto num corpo só? Isso faz-nos entender um pouco o dístico de Henrique José de Souza, quando afirma: “Eu não falo para sábios e, sim, para homens práticos…”.

Há pessoas que, mesmo que as enxerguemos como uma unidade, um corpo individual em movimento, se bem olharmos iremos ver um exército atuando. “O exército de um homem só”, como disse Humberto Gessinger, Jorge Antonio Oro nos dá essa impressão.

Livro de Jorge Antonio Oro.

Em 2024, quando a Eubiose completa 100 anos de fundação, acontecerá a V Edição do Prêmio Henrique José de Souza de Literatura, com a entrega das premiações na programação da XXI Convenção da Sociedade Brasileira de Eubiose em Nova Xavantina, Mato Grosso. Nesse mesmo calendário e evento será entregue o Troféu Eubiose a outros vultos meritórios dessa honraria e, também, dos vencedores das categorias do certame literário.

Mauro Leslie

Nossos textos representam, exclusivamente, as ideias e opiniões dos idealizadores da Poliética.

Compartilhe este post

Deixe um comentário

Se você não é membro e quer conhecer nosso curso introdutório de Iniciação Peregrino clique no botão abaixo.