CLOSET SPACE, UM CURTA METRAGEM ATORDOANTE

FILMES

CLOSET SPACE, UM CURTA-METRAGEM ATORDOANTE

Por Mauro Leslie

Cena do curta metragem Closet Space, de David F. Sandberg.

Um Achado

São três minutos de um filme intrigante, perturbador, surreal e ainda cômico, e com um final que não termina.

O absurdo se passa no fundo de um armário, onde uma mulher coloca um cabide, e depois de fechá-lo e abri-lo novamente, perplexa, ela observa que o cabide se duplicou.  Na medida em que ela fecha e abre o armário os cabides vão se multiplicando, a personagem testa uma boneca e o fenômenos se repete, até que ela tem uma ideia escatológica, colocar o marido no armário. Bem, o resto seria spoiler.

Neste domingo (18), o programa Fantástico da TV Globo exibiu uma reportagem sobre a Ex-BBB Vanessa Lopes. A bela jovem diz ser diagnosticada com um quadro de “Transtorno Psicótico Agudo”. Ela desistiu do programa no último dia 19 de janeiro. Apresentando comportamentos estranhos a sister apertou o botão de desistência.

A atriz Lotta Losten no curta metragem Closet Space.

Atacado por transtorno psicótico o indivíduo pode sofrer uma disrupção da axiomática, perdendo assim o senso da realidade, entre delírios e alucinações. A propósito, as incontáveis horas imersas em redes sociais, principalmente as crianças, que vivem mais o mundo virtual que o real, já estão vivendo num mundo de transtorno psicótico e nem elas nem seus pais percebem. Este curta-metragem nos traz à baila essa discussão. Onde termina a realidade e começa o delírio. Esse distúrbio pode ser a doença do século XXI. Os óculos de realidade virtual, que em breve devem ser usados em massa, podem deflagrar muitos desses quadros. Quando uma pessoa coloca os óculos, ela entra no mundo virtual e sai, quase que completamente, do mundo real. Os cinco sentidos são altamente estimulados, então passa a viver inteiramente num mundo simulado e, diga-se de passagem, muito mais viciante que o mundo aqui fora.

O filme Closet Space (O Armário) ou Espaço do Armário em tradução livre, do diretor David F. Sandberg, um especialista na categoria terror, é apenas ficção. Mas o que se passou com Vanessa Lopes e o que está se passando e ainda vão viver as novas gerações não é nada fictício.

David F. Sandberg, diretor de Closet Space.

Alerta feito, voltemos ao filme, pois o que importa é a genialidade do diretor David F. Sandberg. Conhecido mundialmente por longas-metragens como A Criação do Mal (2017), Shazam!, (2019) e Fury of the Gods (2023).

Foi no início da carreira de cineasta que o sueco ficou conhecido no YouTube com seus curtas-metragens: Not So Fast (2014), Coffer (2014), See You Soon (2014), Attic Panic (2015) e Closet Space (2016). E é no YouTube que você pode conferir o curta em questão.

Viaje nessa onda do Closet Space, um alucinógeno em formato cinematográfico. Próximo dos absurdos não aritméticos da física e distante do cartesianismo. Perto das novas descobertas do entrelaçamento quântico e longe de Aristóteles, o curta vai fazer você ficar doidão fumando água.

Mauro Leslie

Direção: David F. Sandberg

Roteiro: David F. Sandberg

Gênero: Comédia, terror

Origem: Estados Unidos

Duração: 3 minutos

Onde assistir: https://youtu.be/5fje6_ou5RY?si=6QVu2Oxrh3MBD_fu

Nossos textos representam, exclusivamente, as ideias e opiniões dos idealizadores da Poliética.

Compartilhe este post

Deixe um comentário

Se você não é membro e quer conhecer nosso curso introdutório de Iniciação Peregrino clique no botão abaixo.