CÂMARA DE SÃO LOURENÇO HOMENAGEIA SOCIEDADE BRASILEIRA DE EUBIOSE PELOS 100 ANOS DE FUNDAÇÃO

CÂMARA DE SÃO LOURENÇO HOMENAGEIA SOCIEDADE BRASILEIRA DE EUBIOSE PELOS 100 ANOS DE FUNDAÇÃO

Por Ézio Garcia

Na imagem, da esquerda para a direita: Sra. Selene Jefferson de Souza, Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Eubiose, e o Sr. Leonardo Faria Jefferson de Souza, Presidente da Sociedade Brasileira de Eubiose, juntos, na Cerimônia de Homenagem ao centenário da Eubiose. Crédito da imagem: Sidnei Augusto.

No último dia 21 de março, enquanto eubiotas de todo o Brasil e o mundo comemoravam a entrada do ano astrológico, a Câmara Municipal de São Lourenço-MG, cidade do sul de Minas que sedia a Instituição; realizou uma memorável e significativa sessão extraordinária para homenagear o centenário da fundação material da Sociedade Brasileira de Eubiose, que comemora seu centenário de existência no próximo dia 10 de agosto.

Presidida pelo vereador presidente Willian Rogério de Souza, e com a presença do prefeito municipal, Walter José Leça, a sessão teve a mesa de autoridades formada pelo presidente da SBE, Leonardo Faria Jefferson de Souza; pela vice presidente, Dona Selene Jefferson de Souza; Diretor Administrativo, Sr. Elielson Gomes Viana, e pelo Administrador do Departamento de São Lourenço, Ricardo Ferreira.

A sessão foi aberta com a exibição de um vídeo institucional de 4 minutos sobre a SBE, e em seguida, o condutor da cerimônia, Natan, leu ofício recebido do ex-prefeito de SL (2009/2026), José Sacido Barcia Neto, o Zé Neto, parabenizando e exaltando a Instituição.

IDENTIDADE

No ofício, Zé Neto ressalta a profunda identidade da cidade de São Lourenço, que nasceu como município em 01 de abril de 1927, seis anos após a chegada dos fundadores da SBE, Professor Henrique José de Souza e sua esposa, Dona Helena Jefferson de Souza, que em 1921, fundaram  espiritualmente o movimento no pico da Montanha Sagrada Moreb, hoje chamada de “Montanha Sagrada” por todos os São-Lourencianos.

Toda a sessão transcorreu em clima de reconhecimento mútuo do profundo entrelaçamento entre a SBE e o município e o quanto ambos marcham juntos  na construção do futuro.

O ex-prefeito citou o trabalho de Dona Helena Jefferson de Souza na criação da Escola Infantil Miriam Rosa, que durante anos funcionou na cidade, “formando futuro cidadãos” e citou a participação na escola da “inesquecível professora Verinha”.

“Muitos bairros de São Lourenço surgiram em função da Sociedade Brasileira de Eubiose”, lembrou  Zé Neto.

A HORA E A VEZ DO BRASIL

O Diretor Administrativo da SBE, o querido e estimado Sr. Elielson Gomes Viana, em sua fala, lembrou e exaltou o papel em sua vida da falecida esposa, Dona Marta, citada, lembrada e homenageada por todos na sessão.

“Tem mulher que fica ao lado do marido, outras atrás, a Marta sempre esteve à minha frente” lembrou saudoso, o diretor.

Feliz pelo evento e animadíssimo quanto ao futuro, Elielson fez um pronunciamento muito elogiado e de grande conteúdo histórico, cultural e filosófico.

Em rápida síntese, pontuou que o século XIV foi da Itália – pelo movimento Renascentista; o XV, de Portugal, pelas descobertas marítimas; o XVI, da Holanda, pela expansão dos domínios, chegando até ao Brasil; o XVII foi da Espanha, pela descoberta das Américas, sendo a língua oficial de vários países da América Central e do Sul, menos o Brasil; o XVIII foi da França, pela Revolução Francesa e a implementação de um novo modelo de Estado até hoje seguido pelas nações; o XIX foi da Inglaterra, pela Revolução Industrial, o XX, dos Estados Unidos, e o século XXI, “acreditem ou não, vai ser do Brasil, o nosso movimento emplaca isso” disse o Sr. Elielson.

GETÚLIO VARGAS EM SÃO LOURENÇO

A vice presidente da SBE, Dona Selene Jefferson de Souza, em seu pronunciamento,  enfatizou o entrelaçamento existente entre a cidade e a Instituição, que caminham juntas em seu crescimento, tendo como origem o trabalho dos fundadores da SBE, seus Pais, Henrique e Helena, que em 1921, “chegaram de trem” na cidade, subiram na Montanha Sagrada em 28 de setembro, e fundaram espiritualmente o movimento em que se acha empenhada a Sociedade Brasileira de Eubiose.

“Daquela montanha brotava uma água que abastecia a cidade” disse Dona Selene, e mencionou um fato para muitos desconhecido: em 1931, o município recebeu a honrosa visita do então presidente Getúlio Vargas, que visitou a Estância das Águas, plantando, no parque, uma árvore da espécie Pau Brasil, “que está lá até hoje, bela e frondosa” disse a vice presidente.

O “LAR”  DA SBE

“Nossas histórias se misturam e se complementam” iniciou seu pronunciamento o presidente Leonardo Faria Jefferson de Souza, referindo-se ao protagonismo de São Lourenço no centenário da SBE. “Embora não tenhamos nascido aqui, foi aqui que plantamos nossas raízes mais profundas, raízes que serviram de sustentáculo para uma frondosa árvore, agora centenária, que geraram frutos em abundância”.

Leonardo lembrou que o presidente da Casa, vereador Willian Rogério de Souza é Membro Honorário da SBE, título outorgado pelo seu saudoso Avô, Hélio Jefferson de Souza, no último ato oficial do então presidente, em sua residência, dois dias antes de seu falecimento. “Hoje, visitando seu gabinete, pude verificar que o título ocupa lugar de destaque em seu local de trabalho”.

Vereador Willian Rogério de Souza e Membro Honorário da SBE.

“O fato de estarmos, ambos – SBE e São Lourenço – próximos de completar 100 anos de fundação, nos leva a crer que seguiremos escrevendo esta história juntos, rumo a um futuro glorioso, de crescimento e reconhecimento mútuo, cabendo registrar nossa profunda gratidão por esta cidade que tão bem nos acolheu, desde o início, que agora podemos chamá-la de LAR”, pontuou o presidente.

10 DE AGOSTO

Ponto interessante de seu pronunciamento, foi lembrar a “coincidência” da data de 10 de agosto ter sido o dia em que foi assassinado –“levado para a grelha”, o mártir São Lourenço, no ano 258 da era Cristã, ordenada pelo Imperador Valeriano I.

Conta a história que ao ser requisitado pelo Imperador para entregar todos os bens de sua igreja para o império romano,  o diácono Lourenço apresentou ao emissário os pobres que eram atendidos por ele, os reais depositários de toda a riqueza da igreja. Isso irritou o Imperador, que o mandou para a grelha.

Fazendo um paralelo com os dias atuais, o presidente lembrou que “para nós eubiotas coincidências não existem. O fato de nossa Instituição ter sido fundada também no dia 10 de agosto, podemos traçar um paralelo com a população de São Lourenço, que hoje pode ser considerada o maior tesouro de nossa cidade, pois são eles que a constroem e a mantém, assim como o é, para nós da SBE, os membros da Instituição espalhados pelo mundo, são eles que devem ser exaltados no dia de hoje, por ser eles que levam adiante o legado de nossos Mestres”.

HÉLIO JEFFERSON DE SOUZA

Finalizando seu pronunciamento, o presidente se disse orgulhoso de estar discursando naquele parlamento, por ser o mesmo em que discursou seu Avô por diversas vezes, quando foi vereador no mandato 1983/1988.

“Eu que já tive oportunidade de discursar nas Assembleias Legislativas de SP e Brasília, na Câmara e Senado federal, mas como cidadão são lourenciano que sou, poder me fazer ouvido pelos meus conterrâneos tem um significado especial. E com um detalhe a mais: discursar na mesma tribuna, que um dia foi usada pelo ex-presidente da SBE, saudoso Hélio Jefferson de Souza, onde aqui proferiu discursos memoráveis, quando representou nossa cidade na legislatura 1983/1988” disse emocionado, interrompido pela salva de palmas da plateia.

A mesma emoção ocasionada no discurso que se seguiu, do prefeito Walter José Lessa, que foi vereador junto com o ex-presidente, e pediu nova salva de palmas da plateia para o Sr. Hélio Jefferson de Souza, cujo trabalho na Câmara foi enaltecido e elogiado pelo agora prefeito municipal…

Câmara Municipal de São Lourenço, Minas Gerais.

A sessão foi transmitida ao vivo pela Rádio São Lourenço-FM, pelas redes sociais da Câmara, e teve a cobertura do Jornal Panorama.

Veja abaixo, na íntegra, a sessão do último dia 21 de março da Câmara Municipal de São Lourenço, em homenagem ao Centenário de Fundação da Sociedade Brasileira de Eubiose:

https://www.youtube.com/live/rYcXKyG0Ffk?si=4ybg6WYoD7ebl27d

“Nossos textos representam, exclusivamente, as ideias e opiniões dos idealizadores da Poliética”.

Compartilhe este post

Deixe um comentário

Se você não é membro e quer conhecer nosso curso introdutório de Iniciação Peregrino clique no botão abaixo.