fbpx

Parque das Águas – São Lourenço, em Minas Gerais

A cidade de São Lourenço, em Minas Gerais, é conhecida por suas águas medicinais. Nesta Cidade, está o Parque das Águas com balneário, pavilhão central, estruturas das fontes de águas minerais, lago e lindas paisagens. As suas águas são de seis diferentes tipos: gasosa natural, magnesiana, sulfurosa, alcalina, carbogasosa e ferruginosa.

O Parque das Águas teve sua inscrição no Livro do Tombo III (deliberação CONEP 18/2018; para maiores informações leia o artigo completo em nosso blog).

As suas primeiras notícias de nascentes de água mineral datam no ano de 1826; já, em 1890, foi constituída a empresa Companhia de Águas Minerais São Lourenço; tendo sido a primeira fonte (Fonte Oriente) captada em 1892; e, nesse mesmo ano, foi edificada a ermida Bom Jesus do Monte, a mais antiga do complexo.

O Parque das Águas faz parte do “Circuito das Águas de Minas Gerais” – conjunto de estâncias hidrominerais – com grande potencial de exploração em prol do lazer e da saúde. Com isso, foi proporcionada à cidade de São Lourenço a inserção, num contexto nacional e internacional, no turismo balneário chamado “Belle Époque do turismo nacional”, entre 1930 a 1945. O Parque das Águas de São Lourenço configura-se como uma das evidências desse período relevante da história da região sul de Minas Gerais e a sua construção está relacionada a um cenário mais amplo que acompanhava tendências arquitetônicas externas. 

As edificações do balneário, das fontes Vichy, Andrade Figueira e Alcalina, expressam a inserção do Parque no movimento Art Déco e nas obras do arquiteto francês Henri Sajous, profissional que se destacou no Brasil por seus projetos e pela atuação internacional em balneários termais.

No começo do século XX, a cidade de São Lourenço, por conta de suas águas medicinais, foi muito procurada para o tratamento de doenças crônicas. Agora, ela investe também em cultura, bem-estar e turismo. Desde o início daquele século, a Sociedade Teosófica Brasileira (atualmente Sociedade Brasileira de Eubiose) se instalou nessa cidade, participando do seu crescimento e do desenvolvimento do grande potencial que ela representa para o turismo do País. 

Referências: Disponível em <http://www.iepha.mg.gov.br/index.php/institucional/legislacao/14-patrimonio-cultural-protegido/bens-tombados/390-parque-das-%C3%A1guas-de-s%C3%A3o-louren%C3%A7o-pte-164-2018>Disponível em <https://www.minasgerais.com.br/pt/atracoes/sao-lourenco/fonte/parque-das-aguas>

Compartilhe este post

Deixe um comentário

Se você não é membro e quer conhecer nosso curso introdutório de Iniciação Peregrino clique no botão abaixo.