LISTA COMPLETA DOS INDICADOS AO OSCAR 2024

FILMES

LISTA COMPLETA DOS INDICADOS AO OSCAR 2024

Por Mauro Leslie

A 96ª cerimônia de entrega do Oscar será realizada em 10 de março em Los Angeles (Foto: Divulgação / Crédito: ©A.M.P.A.S.).

Rufem os tambores. A cerimônia do Oscar será dia 10 de março, às 20h, no Teatro Dolby, Los Angeles, Estados Unidos. Realizada pela primeira vez em 1929 pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, este ano a cerimônia do Oscar completa a sua 96ª edição.

O troféu é o tributo máximo dado  aos melhores do ano entre os fazedores de cinema. Antes de apresentarmos a lista completa dos indicados ao Oscar, divulgada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, nesta terça-feira (23), vamos dar uma passadela histórica desde os nascedouros das águas dessa arte — o cinema.

Ao final da matéria, veja, também, onde assistir os filmes indicados à estatueta do Oscar.

Buda das Artes

O cinema consegue juntar todas as artes numa só. Pintura, escultura, música, dança e arquitetura, até 1923 eram as seis artes clássicas. E eis que o “Manifesto das Sete Artes, de autoria do intelectual italiano, Ricciotto Canudo, escrito em 1911 mas publicado só em 1923, insere o cinema como Sétima Arte. Muito se discute sobre essa lista que, se bem considerarmos, pode ser de 7, 14, 21, 28 etc. tipos de artes. A Academia Brasileira de Artes, fundada em 12 de agosto de 1942, considera a seguinte árvore setenária das artes, Arquitetura, Escultura, Pintura. Música, Literatura, Dança e Cinema.

A primeira verdade é que há mais modalidades de artes entre o Céu e a Terra que a vã filosofia das academias e seus doutos integrantes possam imaginar. 

A segunda verdade é que só a sétima arte é: musical, plástica, escultural, teatral, literata e cinematográfica; “tudo ao mesmo tempo agora”, pegando de empréstimo a frase dos Titãs. A sétima é uma espécie de síntese de todas as artes, nela é possível colocar em movimento todas as outras. Deus criou terra e céus, soprou: e criou o mundo real e o colocou em movimento. Por mimetismo, o ser humano inventou o cinema, soprou: criou e deu vida virtual as coisas reais e fictícias.

A Evolução Darwiniana

Da sombra projetada à pintura rupestre; da pintura à fotografia; da fotografia às projeções; das projeções ao cinema.

Passaram-se muitas pontes sobre essas águas até chegarmos a colocar o cinema no bolso e poder saca-lo em qualquer lugar e hora e poder escolher infinitas opções de filmes para assistir.

Esboço para câmera escura feito por Leonardo da Vinci. Imagem extraída da página do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo – IEA USP. Crédito da imagem: Biblioteca Ambrosiana, Milão, Itália.

Primeiro — Leonardo Da Vinci lançou uma coisa chamada de “Câmara Escura”, projetava luzes num plano. Imagine uma caixa de sapatos com uma lente incrustada que projetava imagens invertidas na parede oposta, processo similar ao olho humano que também enxerga invertido, porém nosso cérebro trata de corrigir a posição das imagens.

No segundo ato da pré-história do cinema — surge a “Lanterna Mágica”. Por obra de mais um maluco beleza do século XVII, o Alemão Athanasius Kirchne, também usando uma caixa, e usando lentes, projetava figuras pintadas à mão em vidros. Pela primeira vez, simultânea às apresentações, um narrador contava a história que, por vezes, tinha trilha sonora. Os primeiros protótipos do que viria a ser o cinema de hoje, se tornava hibrido: imagem, narração e música. As feiras e academias eram efervescidas com a novidade.

“Lanterna Mágica”. Crédito da imagem: Wikipedia.

Terceira página da história do cinema — Era no mundo o ano de 1887, Charles Émile (Sempre um Charles na história do cinema) criou um tal de “Praxinoscópio”. A invenção não voava, mas tinha forma de disco e era encimado por algo similar a um guarda-chuvas. Na parte circular, as imagens, girando, davam a impressão de movimento. Essa máquina futurista foi a precursora dos filmes atuais, permitindo o acesso para numerosos espectadores. Era o “teatro ótico”.

Uma ilustração de 1879 de um praxinoscópio. Crédito da imagem: Wikipedia.

Quarta parta do que viria a ser o cinema como conhecemos hoje — Quem diria, Thomas Edison, para muitos, fez o primeiro filme da história do cinema. Em 1884, o gênio inventor (às vezes copiador), nos Estados Unidos da América do Norte, cria uma máquina de fazer filmes de curta duração. Era uma espécie de cabine individual, somente um telespectador por sessão. A moderna parafernália tinha uma película de celulose que armazenava as imagens. Thomas foi o autor de “Black Maria” (Maria, sempre as Marias), considerado o primeiro filme da humanidade. Ah!, o apetrecho (Relíquia), por ele desenvolvido, se chamava Cinetoscópio.

Cinetoscópio. Créditos: Imagem de domínio público.

O primeiro Adão

Por fim, ou o início de tudo — Bebendo das invenções anteriores, cientes de que não precisavam inventar a roda, partindo da ideia do “Cinetoscópio” de Thomas Edison, os irmãos franceses Auguste Marie Louis Nicholas Lumière e Louis Jean Lumière), engendraram o “cinematógrafo”. Sim, a França inventou o cinema naquele ano de 1895. Esse objeto, até então não identificado, agora era identificado pelas mãos dos irmãos Luimères. Imbuído dos dons de gravar, copiar e projetar imagens, este é o primeiro aparelho, por excelência, a produzir filmes. 

Com 45´ de duração, o curta-metragem intitulado “Empregados deixando a Fábrica Lumière”, é aceito como a obra inaugural, primeira, projetada em formato de cinema.

Tomas Edison (Era bem inquieto esse moço), pegando emprestado o brinquedo dos irmãos Lumière, o cinematógrafo, criou a obra-cinematográfica “Vistascope”.  

O primeiro modelo de filme de ação produzido foi em 1903 (“O grande roubo do trem”), foi também o primeiro sucesso de bilheteria da história do cinema.

“O grande roubo do trem”, filme de 1903. Para assistir este filme, acesse o link ao final desta matéria.

Dos Lumière até o Oscar de 2024 não se passou muito tempo. Da época para hoje, não deve ter ainda ninguém ainda vivo, é verdade, mas, se considerarmos o que avançamos nessa tecnologia e arte, de 1995 até hoje, 124 anos é pouco, considerando que a tecnologia, em tempos outros, arrastava milênio para sair de um patamar a outro. 

Enfim, a lista:

  • Melhor Filme

American Fiction

Anatomia de Uma Queda

Barbie

Os Rejeitados

Assassinos da Lua das Flores

Maestro

Oppenheimer

Vidas Passadas

Pobres Criaturas

Zona de Interesse

  • Melhor Ator

Bradley Cooper, por “Maestro”

Colman Domingo, por “Rustin”

Paul Giamatti, por “Os Rejeitados”

Cillian Murphy, por “Oppenheimer”

Jeffrey Wright, por “American Fiction”

  • Melhor Atriz

Annette Bening, por “NYAD”

Lily Gladstone, por “Assassinos da Lua das Flores”

Sandra Hüller, por “Anatomia de Uma Queda”

Carey Mulligan, por “Maestro”

Emma Stone, por “Pobres Criaturas”

  • Melhor Ator Coadjuvante

Sterling K. Brown, por “American Fiction”

Robert De Niro, por “Assassinos da Lua das Flores”

Robert Downey Jr., por “Oppenheimer”

Ryan Gosling, por “Barbie”

Mark Ruffalo, por “Pobres Criaturas”

  • Melhor Atriz Coadjuvante

Emily Blunt, por “Oppenheimer”

Danielle Brooks, por “A Cor Púrpura”

America Ferrera, por “Barbie”

Jodie Foster, por “NYAD”

Da’Vine Joy Randolph, por “Os Rejeitados”

  • Melhor Direção

Justine Triet, por “Anatomia de uma Queda”

Martin Scorsese, por “Assassinos da Lua das Flores”

Christopher Nolan, por “Oppenheimer”

Yorgos Lanthimos, por “Pobres Criaturas”

Jonathan Glazer, por “Zona de Interesse”

  • Melhor Filme Internacional

Io Capitano (Itália)

Perfect Days (Japão)

A Sociedade da Neve (Espanha)

The Teachers’ Lounge (Alemanha)

Zona de Interesse (Reino Unido)

  • Melhor Roteiro Original

Anatomia de uma Queda

Os Rejeitados

Maestro

Segredos de um Escândalo

Vidas Passadas

  • Melhor Roteiro Adaptado

American Fiction

Barbie

Oppenheimer

Pobres Criaturas

Zona de Interesse

  • Melhor Fotografia

El Conde

Assassinos da Lua das Flores

Maestro

Oppenheimer

Pobres Criaturas

  • Melhor Montagem

Anatomia de uma Queda

Os Rejeitados

Assassinos da Lua das Flores

Oppenheimer

Pobres Criaturas

  • Melhor Som

Resistência

Maestro

Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte 1

Oppenheimer

Zona de Interesse

  • Melhores Efeitos Visuais

Resistência

Godzilla Minus One

Guardiões de Galáxia Vol. 3

Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte 1

Napoleão

  • Melhor Design de Produção

Barbie

Assassinos da Lua das Flores

Napoleão

Oppenheimer

Pobres Criaturas

  • Melhor Cabelo e Maquiagem

Golda

Maestro

Oppenheimer

Pobres Criaturas

A Sociedade da Neve

  • Melhor Figurino

Barbie

Assassinos da Lua das Flores

Napoleão

Oppenheimer

Pobres Criaturas

  • Melhor Trilha Sonora Original

American Fiction

Indiana Jones e a Relíquia do Destino

Assassinos da Lua das Flores

Oppenheimer

Pobres Criaturas

  • Melhor Canção Original

“The Fire Inside”, de “Flamin’ Hot: O Sabor que Mudou a História”

“I’m Just Ken”, de “Barbie”

“It Never Went Away”, de “American Symphony”

“Wahzhazhe (A Song For My People)”, de “Assassinos da Lua das Flores”

“What Was I Made For”, de “Barbie”

Melhor Animação em Longa-Metragem

O Menino e a Garça

Elementos

Nimona

Meu Amigo Robô

Homem-Aranha: Além do Aranhaverso

  • Melhor Animação em Curta-Metragem

Letter to a Pig

Ninety-Five Senses

Our Uniform

Pachyderme

War Is Over! Inspired by the Music of John & Yoko

  • Melhor Documentário de Longa-Metragem

Bobi Wine: The People’s President

The Eternal Memory

Four Daughters

To Kill a Tiger

20 Dias em Mariupol

  • Melhor Documentário de Curta-Metragem

The ABC’s of Book Banning

The Barber of Little Rock

Island in Between

The Last Repair Shop

Nǎi Nai & Wài Pó

  • Melhor Curta-Metragem em Live-Action

The After

Invincible

Knight of Fortune

Red, White and Blue

A Incrível História de Henry Sugar

Onde assistir aos filmes indicados ao Oscar 2024

  • Streaming

Rustin – Netflix

Nyad – Netflix

Maestro – Netflix

A Sociedade da Neve – Netflix

Nimona – Netflix

American Symphony – Netflix

The After – Netflix

A Incrível História de Henry Sugar – Netflix

Ficção Americana – Prime Video

Golda: A Mulher de Uma Nação – Prime Video

Homem-Aranha: Através do Aranhaverso – HBO Max

Barbie – HBO Max

Resistência – Star+

“Flamin’ Hot: O Sabor que Mudou a História” – Star+

Elementos – Disney+

Guardiões da Galáxia Vol. 3 – Disney+

Indiana Jones e a Relíquia do Destino – Disney+

A Última Loja de Consertos – Disney+

Assassinos da Lua das Flores – AppleTV+

The Eternal Memory – Paramount+

The ABC’s of Book Banning – Paramount+

Oppenheimer – plataformas de aluguel

Super Mario Bros: O Filme – plataformas de aluguel

Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte 1 – plataformas de aluguel

Napoleão – plataformas de aluguel

Meu Amigo Robô – plataformas de aluguel

  • Cinema

Godzilla Minus One – em cartaz desde 14 de dezembro

Os Rejeitados – em cartaz desde 11 de janeiro

Segredos de um Escândalo – em cartaz desde 18 de janeiro

Vidas Passadas – chega aos cinemas brasileiros em 25 de janeiro

Anatomia de Uma Queda – chega aos cinemas brasileiros em 25 de janeiro

Pobres Criaturas – chega aos cinemas brasileiros em 1º de fevereiro

A Cor Púrpura – chega aos cinemas em 8 de fevereiro

Zona de Interesse – chega aos cinemas brasileiros em 15 de fevereiro

O Menino e a Garça – chega aos cinemas em 22 de fevereiro

Eu, Capitão – chega aos cinemas em 29 de fevereiro

Dias Perfeitos – chega aos cinemas em 29 de fevereiro

As 4 Filhas de Olfa – chega aos cinemas em 7 de março

20 Dias em Mariupol – chega aos cinemas em 7 de março

  • Não disponível no Brasil

The Teachers’ Lounge

Bobi Wine: The People’s President

To Kill a Tiger

Letter to a Pig

Ninety-Five Senses

Our Uniform

Pachyderme

War Is Over! Inspired by the Music of John & Yoko

The Barber of Little Rock

Island in Between

Nǎi Nai & Wài Pó

Red, White and Blue

Knight of Fortune

Invincible

Lista de filmes por CNN Brasil: https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/saiba-onde-assistir-aos-filmes-indicados-ao-oscar-2024/

Link do flme “O grande roubo do trem”, de 1903: https://youtu.be/Hya7d3f7cuE?si=7AjbCpc20IsQvIav – duração 10’33”.

Nossos textos representam, exclusivamente, as ideias e opiniões dos idealizadores da Poliética.

Compartilhe este post

Deixe um comentário

Se você não é membro e quer conhecer nosso curso introdutório de Iniciação Peregrino clique no botão abaixo.