Documentário “Fragmentos de Alda” aborda momento dramático da Expedição Roncador Xingú

Ezio Garcia – com Araguaia Notícias

Obra inédita na abordagem da história da fundação de Nova Xavantina, a produção audiovisual barra-garcense será apresentada nesta sexta feira, 06, no Centro Cultural Valdon Varjão, e no próximo dia 13, na Câmara Municipal de Nova Xavantina. Ela conta a história do dramático acontecimento que mudou os rumos da Expedição Roncador Xingu em 1946

Como parte da programação de lançamento do documentário Fragmentos de Alda, o filme será apresentado no dia 6 de setembro, às 19h, no Centro Cultural Valdon Varjão, em Barra do Garças. No dia 13, a exibição será no auditório da Câmara Municipal de Nova Xavantina, às 17h. Também serão realizadas exibições em escolas públicas e cineclubes da região Araguaia, em datas a serem definidas.

A produção audiovisual relata a história do suicídio de Alda Vanique, esposa do coronel Vanique no sertão de Mato Grosso, em 1946. O episódio trágico impacta os caminhos da Expedição Roncador-Xingu e a política indigenista no coração do Brasil na época.

DOCUMENTÁRIO

Fragmentos de Alda concorre na seleção competitiva de curtas na 23ª Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina (MAUAL), Categoria Universitário. O filme é o único representante de Mato Grosso na mostra e disputa com produções dos estados de Sergipe, Ceará, Pernambuco, Pará, Minas Gerais e São Paulo, além de Cuba.

O curta-metragem foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo no âmbito do município de Barra do Garças, em parceria com o Núcleo de Produção Digital da Universidade Federal de Mato Grosso (NPD/UFMT), Campus Araguaia. As gravações foram realizadas em estúdio e em tomadas externas, com participação de pioneiros da região, em locações de filmagens nos municípios de Nova Xavantina e Aragarças.

PRODUÇÃO

O roteiro foi elaborado pela diretora estreante Fátima Rodrigues, graduanda em Jornalismo pela UFMT, Campus Araguaia, a partir de um estudo desenvolvido na disciplina Produção de Documentário, do professor Gilson Costa. A produção também teve a participação de discentes e docentes da UFMT.

Fátima é viúva do jornalista pioneiro de Nova Xavantina Domingtos D’Eri, que junto com o jornalista Ezio Garcia, produziram o livro mais abrangente e completo da história do município: “Nova Xavantina, Sua Gente, Suas Histórias”. A obra foi lançada em 2001 e tem a tiragem esgotada desde então

SINOPSE

Um fato surpreendente e trágico no sertão de Mato Grosso marca a breve história amorosa do coronel Vanique e sua esposa, Alda. O suicídio repentino da bela dama impacta os caminhos da Expedição Roncador-Xingu e muda os rumos da política indigenista no coração do Brasil.

EXIBIÇÃO

Dia 06 de setembro, às 19h, no Centro Cultural Valdon Varjão. Entrada gratuita.
Duração:  16min31seg  Classificação indicativa: A 12 

Vejam o vídeo de lançamento do documentário “Fragmentos de Alda”, com depoimentos de pioneiros de Nova Xavantina como Adão Gomes, Hélio Milhomem e outros, relatando o fato: https://drive.google.com/file/d/1oE1HryWPi-__a-Ln71IGbQVJWr5ZMMIF/view?usp=sharing

“Nossos textos representam, exclusivamente, as ideias e opiniões dos idealizadores da Poliética”.

Compartilhe este post

Deixe um comentário

Se você não é membro e quer conhecer nosso curso introdutório de Iniciação Peregrino clique no botão abaixo.